[rev_slider alias=”ameacas-1″ /]

O CERRADO

OCerrado é o segundo maior bioma brasileiro, apenas menor que a Amazônia. Localiza-se no centro do país e ocupa mais de dois milhões de km2, o que corresponde a cerca de 24% do território nacional.

12.000

Espécies de Plantas

267

Espécies de Répteis

209

Espécies de Anfíbios

850

Espécies de Pássaros

1.300

Espécies de Peixes

11

Tipos de Vegetação

REGIÃO

O Bioma Cerrado cobre todo o estado de Goiás, Tocantins e Distrito Federal, além de parte dos territórios da Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rondônia e São Paulo. Também ocorre em algumas áreas do Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, ao Norte, e no Paraná, ao Sul. Além do Brasil, o Cerrado cobre regiões da Bolívia e do Paraguai.

FLORA

O bioma Cerrado é um complexo de formações vegetais (ou fitofisionomias) de três diferentes tipos de vegetação: as florestas, as savanas e os campos. Sua flora é característica e diferente, embora muitas espécies também ocorram nos biomas vizinhos.

FAUNA

O Cerrado possui uma grande diversidade de fauna, mas muitas espécies ainda não foram descritas. Além disso, as ameaças sofridas pelo bioma, como perda e a fragmentação de habitat, a exploração excessiva, a introdução de espécies exóticas e poluição ameaçam diretamente a fauna da região. Pelo menos 137 de suas espécies animais estão ameaçadas de extinção.

“Porque não somos como cerrado? Que bom seria se, quando chovesse dentro de nós, brotasse a primavera.”

Rosa Berg

“Nem tudo o que é torto é errado. Veja as pernas do Garrincha e as árvores do cerrado.”

Nicolas Behr

“Dos nanos sistemas aos macros tudo é muito perfeito para ser resultado do acaso. “

Humberto Lúcio