Na Amazônia
A Amazônia é bloco de florestas tropicais com árvores de folhas largas, as quais raramente se destacam dos galhos. Ocorrem ali tipos florestais variados, assim como também formações vegetais não florestais: cerrados, campos naturais e campinaranas.
Ocupando atualmente o posto de bioma mais extenso do mundo, a Amazônia se espalha por mais de 5 milhões de quilômetros quadrados, abrangendo nove países da América do Sul, incluindo o Brasil.
As ações humanas são os riscos principais à integridade da Amazônia. O desmatamento sempre aconteceu, mas se acelerou em 2020: mais de 9 mil km2 de floresta foram extraídos no intervalo de doze meses. As mudanças climáticas globais estão afetando negativamente os padrões de chuva na Amazônia e limitando a disponibilidade de água.
Árvores nativas como a seringueira (Hevea brasiliensis) e o paricá (Schizolobium amazonicum) vêm integrando projetos de revegetação na Amazônia. O plantio e conservação delas ajuda no sequestro de gás carbônico e outros gases do efeito estufa. A instituição que planta pode participar do mercado de carbono, uma vez que ela vende os créditos de carbono. As compradoras são as empresas interessadas em compensar suas emissões de gases de efeito estufa.
Já foram listadas aproximadamente 40 mil espécies de plantas na Amazônia. O número de espécies de aves que habitam o bioma está por volta de 1.300.