Na Caatinga
É como índios tupi se referem a ela: caa = mata, tinga = branca. De fato, na estação seca, os galhos das árvores perdem as folhas e ficam esbranquiçados, lembrando uma mata branca. O solo não favorece o acúmulo de água.
Espalhando-se por uma área de mais de 844 mil km2, a Caatinga se faz presente em dez estados brasileiros, a maior porção no Ceará.
Remover a vegetação para usar como carvão vem deixando o solo exposto à lavagem pela chuva, o que causa desertificação. Então, a chance de reprodução das plantas diminui e elas se extinguem.
Plantar na Caatinga significa ajudar a enriquecer o solo, pois as raízes de algumas plantas fazem associação com bactérias fixadoras do nitrogênio do ar. Certas espécies produzem frutos que as aves gostam. As aves depositam as sementes no solo, que podem germinar e formar novas plantas, intensificando o processo de recuperação.
Apenas 7,8% da Caatinga está dentro de áreas protegidas. As espécies vegetais encontradas no bioma são 932, das quais 318 só mesmo nele, em nenhum outro lugar do planeta. Na Caatinga vivem cerca de 27 milhões de pessoas.