Pantanal

O Pantanal é um ecossistema único e rico em biodiversidade, composto por uma planície que passa por ciclos de chuva abundante e seca. Durante a estação das chuvas, as águas cobrem as gramíneas e aumentam as lagoas, enquanto nas partes mais elevadas estão os capões, com árvores de grande beleza. Apesar de ser o menor dos biomas brasileiros, abrangendo apenas 2% do território, o Pantanal é um importante berçário para a fauna e a flora.

Infelizmente, a criação de gado extensiva é uma ameaça ao ecossistema pantaneiro. Os produtores rurais removem a vegetação nativa e alteram habitats, levando ao assoreamento de rios. Além disso, os incêndios têm aumentado a destruição da biodiversidade nos últimos anos.

Para reverter esse processo, é importante investir em práticas sustentáveis, como a revegetação com gramíneas nativas, que ajuda a reconstruir o banco de sementes e diminui o transporte de resíduos de produtos usados no gado para dentro de córregos e rios. Além disso, o plantio de árvores nativas enriquece as matas ciliares, atraindo aves e mamíferos que espalham suas sementes e promovem a regeneração do ecossistema.

A fauna do Pantanal é composta por mais de 260 espécies de peixes, 463 espécies de aves e 113 espécies de répteis, tornando-se um destino turístico importante para observação de animais. Em 2018, 16 cidades do Mato Grosso subiram na classificação em termos de participação do turismo na economia, mostrando o potencial do ecoturismo como alternativa econômica sustentável na região.