Cerrado

O Cerrado é um bioma que ocupa 24% do território brasileiro e possui grande importância devido às três grandes bacias hidrográficas que abriga, incluindo as nascentes dos principais rios dessas bacias. No entanto, a substituição da vegetação nativa por áreas destinadas à agricultura e pecuária extensiva é uma ameaça séria ao potencial aquífero do Cerrado.

Recuperar a vegetação nativa do Cerrado é fundamental para reduzir o impacto das atividades humanas no solo e garantir a preservação das nascentes, uma vez que as plantas têm o papel de filtrar os resíduos que poderiam ser levados para as nascentes durante as chuvas. Além disso, a biodiversidade do Cerrado é imensa e sua preservação é importante para a conservação de muitas espécies de animais e plantas, algumas das quais podem originar medicamentos no futuro.

Infelizmente, cerca de 80% do Cerrado já foi alterado por atividades humanas e a restauração do bioma é um desafio importante para a preservação da biodiversidade e para a manutenção da qualidade da água no país. O Cerrado é habitat de mais de 200 espécies de mamíferos, 800 espécies de aves e 1200 espécies de peixes, além de muitas outras formas de vida que dependem da conservação desse importante bioma.