Na Mata Atlântida

A Mata Atlântica é um bioma de alta heterogeneidade, que contém formações florestais, restingas, manguezais e campos de altitude, e se estende pela costa brasileira, ocupando uma área de cerca de 1.300.000 km2. No entanto, atualmente, o bioma está reduzido a apenas 12,5% do seu território original, após décadas de extração de madeira, ciclos de ocupação baseados na agricultura e mineração, além da caça, tráfico de animais, construção de estradas e estabelecimento de grandes cidades. Os maiores remanescentes de floresta se encontram nas encostas das serras.

A recuperação da Mata Atlântica por meio do plantio de espécies nativas é fundamental para evitar a erosão do solo, atrair insetos polinizadores de plantas cultivadas e restaurar sítios de reprodução de espécies animais. Muitas dessas espécies ocorrem somente nessa parte do planeta e, portanto, estão ameaçadas de extinção.

Vale destacar que cerca de 90% dos produtores que mantêm atividades agropecuárias em regiões próximas à Mata Atlântica são pequenos e médios produtores. Além disso, aproximadamente 120 milhões de brasileiros vivem no domínio da Mata Atlântica, sendo que 70% do PIB brasileiro é gerado nessa região. Portanto, a preservação e a recuperação desse bioma são essenciais para a manutenção da biodiversidade e para o desenvolvimento econômico do país.