[rev_slider alias=”palmeiral-1″ /]

VEREDA

A vereda é formação com a palmeira arbórea “buriti” (Mauritia flexuosa) em meio a agrupamentos de espécies de arbustos e ervas (arbustivo-herbáceas). As Veredas não formam dossel, como acontece nos buritizais, e frequentemente são circundadas por campos limpos. O solo é úmido.

ESPÉCIES

BURITI

Outros nomes comuns: carandá-guaçu, carandaí-guaçu, miriti, muriti, palmeira-buriti, palmeira-dos-brejos

Nome científico: Mauritia flexuosa L.

Família: Arecaceae (Palmae)

Descrição: Palmeira ereta de até 30 metros de altura

Folhas: reunidas no ápice do estipe, como um leque

Flor: inflorescência localizada entre as folhas, flores sésseis; floresce o ano todo

Fruto: (baga) elipsóide, carnoso, envolvidos por escamas cor castanho-avermelhada quando maduro, polpa oleosa amarelo-ouro por dentro, com grande semente única; frutificam o ano todo

Ambiente: Vereda, brejo, buritizal, Campo Limpo Úmido, Mata de Galeria

Uso: a folha e o fruto têm uso ornamental e para artesanato, a polpa do fruto é comestível, o óleo é utilizado para fazer sabão, a palha usada para cobrir casas e fazer esteiras, a madeira para móveis

Distribuição geográfica: AM, BA, CE, DF, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PI, SP, TO

Fonte:

POTT, V.J.; POTT, A. Buriti – Mauritia flexuosa. Fauna e Flora do Cerrado, Campo Grande, outubro 2004. Disponível em: <http://cloud.cnpgc.embrapa.br/faunaeflora/plantas-uteis/buriti-mauritia-flexuosa>. Acesso em: < 26, agosto, 2020 >.

Fonte:

RIBEIRO, J. F., WALTER, B. M. T. 1998. Fitofisionomias do bioma Cerrado. p. 89-166. In: SANO, S. M., ALMEIDA, S. P. de. (ed.) Cerrado: ambiente e flora. Embrapa-CPAC : Planaltina. xii + 556p.