[rev_slider alias=”geologia-e-relevo-1″ /]

HIDROGRAFIA 

O regime de chuvas, a intensa evapotranspiração e os solos, que geralmente são porosos e apresentam alta velocidade de infiltração influenciam na distribuição dos recursos hídricos do Cerrado. Sua localização central faz com que o bioma esteja sobre os grandes divisores de águas do país, abrigando as cabeceiras de importantes bacias hidrográficas: a bacia do Paraná, a do Paraguai, a bacia Amazônica, a do Parnaíba e a do São Francisco.

RIOS

O cerrado é conhecido como “berço das águas” porque nele nascem os rios que formam as principais bacias hidrográficas do continente sul-americano. O Rio São Francisco tem sua nascente localizada na Serra da Canastra e o rio Araguaia, na Serra de Caiapó, sendo este o principal afluente do rio Tocantins, que nasce na Serra de Pirineus. O Cerrado brasileiro responsável por 62% da vazão da Bacia do Tocantins.

O manancial do Parnaíba está localizado na Serra da Tabatinga. Na zona de transição entre o bioma Cerrado e o bioma Amazônico, nascem importantes contribuintes das bacias dos rios Tapajós e Xingu, formadores da bacia Amazônica. Além disso, no Cerrado acontece a junção de duas nascentes que dão origem a duas bacias hidrográficas. Este local é chamado de “águas emendadas”, uma área protegida do Distrito Federal que são responsáveis pela formação da bacia do Tocantins da bacia do Paraná-Prata. Juntas, eles percorrem 5 mil quilômetros.

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

O subsolo do Cerrado possui grandes reservatórios subterrâneos, inclusive parte do Aquífero Guarani, o maior do mundo. Este se localiza na região centro-leste da América do Sul e se estende por 1,2 milhões de Km², e ocupa três países além do Brasil: o Paraguai, Uruguai e Argentina. Ele é fundamental para o abastecimento da população, para atividades agrícolas, industriais e para o lazer.

Por conta dessas características, o Cerrado é responsável por produzir quase 50% da energia hidrelétrica que é consumida no Brasil.

FONTES:

||http://redecerrado.org.br/agua-e-cerrado-um-relacionamento-que-precisa-continuar/?fbclid=IwAR28EPxO7q3ZS7EFfBqaE_xraz1hsGN0aNyeBTKPvWEN9xOhcQQhvbqRWQs

||https://semcerrado.org.br/agua/o-cerrado-brasileiro-e-a-importancia-para-a-agua-da-america-do-sul/

||http://cerrado.museuvirtual.unb.br/index.php/meios/hidrografia#:~:text=A%20localiza%C3%A7%C3%A3o%20central%20faz%20com,a%20Leste%2C%20do%20S%C3%A3o%20Francisco.

||https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/18061250/aguas-do-cerrado-sao-fundamentais-para-os-rios-brasileiros

Superinteressante. Aqüífero Guarani. Superinteressante. 7, ano 13. São Paulo: Abril. julho de 1999. Disponível em: http://www.ambiente.sp.gov.br/aquifero/aquifero_guarani.html. Acesso em: 28 de janeiro de 2006.